Origem do nome Campina Grande

O nome Campina Grande tem suas raízes na geografia e história da região onde a cidade está localizada. “Campina” refere-se a uma área de campo aberto ou planície, característica da paisagem local quando os primeiros colonizadores chegaram à região no século XVII. O termo “Grande” foi adicionado para distinguir esta localidade de outras “campinas” menores na área.

Acredita-se que os primeiros habitantes da região foram os índios Ariús, que chamavam o local de “Kopauâ”, que em tupi significa “roça limpa e bonita”. Com a chegada dos colonizadores portugueses e o estabelecimento de fazendas de gado na área, o nome evoluiu para “Campina Grande”, refletindo tanto a paisagem quanto o crescimento da povoação.

A denominação oficial de Campina Grande como vila ocorreu em 1790, quando foi desmembrada da Vila de Nossa Senhora da Conceição (atual Ingá). Desde então, o nome Campina Grande permaneceu, tornando-se um símbolo da identidade da cidade e de sua importância como centro regional no interior da Paraíba.